Radio

Seguidores

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Dinâmicas


Dinâmica de Integração


Excelentes para os primeiros dias de aula e têm como objetivo:
- que os participantes se apresentem;- que memorizem os respectivos nomes;- que iniciem um relacionamento amistoso;- que se desfaçam as inibições;- que falem de suas expectativas.
1) Eu sou... e você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a roda girar.
2) Apresentante:
Material Necessário: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.)Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um.
3) Alô, alô!
Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a auto-estima.
4) Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.
5) Abraçando amigos
Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos participem.
6) Quando estiver...
Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase.Exemplo: "Durante minhas férias irei para a praia..".O segundo continua: "Quando estiver na praia farei um passeio de barco. O seguinte dirá: "Quando estiver no barco, irei..."
7) Apresentação
Propor a criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os participantes do grupo. Durante a narrativa, quando o nome de um participante for pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.

Autoria: Patricia Fonte - Da Apostila Dinâmicas & Jogos Cooperativos PPD.


Dinâmica do abraço


Participantes: Indeterminado (todos os que estiverem participando)

Frase: "Quanta coisa cabe em um abraço."

Objetivos:• criar uma certa intimidade e aproximação com os colegas;


• avaliar o sentimento de exclusão de quem está com o balão;


• sentir que precisa da colaboração do outro para não ser "atingido" pelo balão.


Observação: ABRAÇO (do dicionário): demonstração de carinho, de amizade, acolhimento, ligação, fusão, união. ABRAÇAR: apertar com os braços, entrelaçar-se, ligar-se, unindo-se. (Deixar claro a importância de um abraço a quem precisa e entre o próprio grupo =UNIÃO).


OBS: levar bexigas e CD.


Descrição: Abraçar o colega encostando o peito e contando até três para trocar de "par".Um participante fica de fora com um balão que deverá encostar no peito de alguém"disponível" que assumirá o seu lugar ficando com o balão.Para que não seja encostado o balão, o abraço deverá ser forte e bem próximo e a troca de pares deverá ser rápida.
Dinâmica: EMPRESTANDO O LÁPIS


Objetivo: Mostrar a importância da partilha e a união entre as crianças.

Participantes: Todos os presentes no encontro

Material: Lápis de cor e desenho impresso.

- Pedir para que as crianças tragam para o próximo encontro um lápis de cor.
Importante: Cada criança deve trazer apenas UM lápis. Se a professora ver que a criança trouxe a caixa com mais cores, pedir para que a criança escolha a cor que mais gosta.
- A professora deve trazer impresso em papel um desenho para as crianças colorirem. O ideal é uma folha para cada criança. Na folha deverá ter o mesmo desenho duas vezes.
Descrição: Distribui-se uma folha para cada criança, pedindo que elas pintem apenas um desenho e com a lápis que trouxe. O desenho vai ficar com uma tonalidade apenas.
Quando as crianças terminarem o primeiro desenho, pede-se que inicie o segundo, mas agora elas não irão pintar somente com as cores que elas trouxeram e sim que emprestem o lápis do outro amigo para colorir o desenho, assim cada criança irá emprestar o lápis de um amigo para colorir e no final todos terão um trabalho colorido.
Conclusão: O primeiro desenho ficou com uma cor uniforme, com isso acabou ficando feio, esquisito. Mas quando eles emprestaram o lápis do amiguinho, o desenho ficou mais bonito, colorido.Com isso deve-se mostrar a criança que elas precisam se unir e se ajudarem mutuamente, explica-se que quantas outras crianças pobres que não tem o que eles tem, por exemplo, brinquedos, comidas etc. Sendo assim, diante de nossas possibilidades, devemos dar um pouquinho daquilo que temos.






Dinâmica: Procurando um coração...

Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra.
Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par.
Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.





Dinâmica: MINHA METADE ESTÁ EM VOCÊ


Objetivo: Promover a aproximação das pessoas do grupo e incentivar o diálogo e novas amizades.Preparação:
a) Recortar cartelas de cores variadas, tamanho aproximadamente de 10 x 5 cm, em número suficiente, de modo a não faltar para ninguém.
b) Escrever em cada cartela, uma frase significativa (pode ser parte de uma música, um título de história infantil, etc.).
c) Cortar as cartelas ao meio, de modo que a frase fique dividida.Como Fazer:
1. A dinâmica inicia-se com a distribuição das duas metades, tendo o cuidado para que todos recebam.
2. Estabelecer um tempo para as pessoas procurarem as suas metades.
3. À proporção que cada dupla se encontrar, procurará um lugar para conversar: o ponto de partida é a frase escrita na cartela.
4. Após dez minutos, mais ou menos, o facilitador solicita que algumas duplas falem sobre a experiência (o que sentiram, como foi o encontro, etc.).



Material necessário: Nome de cada componente do grupo escrito num cartão, alfinetes, cartões em branco, canetas.

Procedimento
Prenda nas costas de cada integrante de grupo um cartão com nome de outra pessoa. Cada um deve tentar advinhar o nome que está em suas costas. Para tanto, procurar um a um os demais participantes e pedir que lhe apontem boas qualidades da pessoa cujo nome está nas costas (aspectos de caráter devem ser preferidos a aspectos físicos). Cada pessoa pode fornecer apenas uma informação e esta deve ser registrada no cartão. Assim que tiver terminado de colher informações e descoberto o nome que está em suas costas, a pessoa deve procurar a outra, confirmar se é a pessoa certa e então lhe entregar o cartão onde estão anotadas as informações fornecidas pelos demais.

Compartilhar
Somos jóias preciosas para Deus, "pedras vivas". Com qualidades singulares e de muito valor 1 Pe. 1:7, 2: 4,5.

36 comentários:

  1. O blog é uma bênção
    Parabéns
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das dinâmicas, e vão ser muito úteis pra mim. Pois vou trabalhar com crianças em minha igreja neste ano de 2010. Que Deus vos abençoe...Bj.
    Ádima

    ResponderExcluir
  3. gostei das dinamicas muito proveitoso parabéns pela iniciativa devemos valoriza as crianças pois elas são futuro do nosso país.

    ResponderExcluir
  4. AMEI TODAS AS DINÂMICAS...QUE DEUS
    CONTINUE TE ABENÇOANDO,NESTE ANO
    TENHO CERTEZA QUE MUITAS CRIANÇAS IRÃO APRENDER MUITO MAIS ATRAVÉS DESSAS DINÂMICAS!

    ResponderExcluir
  5. Amei tudo em seu blog me ajudou muito nesse início de ano na EBD,pois sou professora de crianças e sempre busco novidades,Deus te abençoe.
    Claudia
    João Neiva ES 05 03 2010

    ResponderExcluir
  6. Amei as dinâmicas...muito boas mesmo!!!
    Que Deus continue te abençoando com muita criatividade...
    Bjs
    Vera Pifer

    ResponderExcluir
  7. olha amei este site u vou fazer a dinamica do lapis e sempre vou fazer outrar para divertir minha turminha!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu sou da Missionaria Unida do Brasil ,Igreja na cidade de Itagimirm na Bahia,fui incubida de ensinar as crianças e evangelizar,cm vou precsar de Diâmica resolvir pesquisar ,achei mararavilhosas essas,mt boas e vai ajudar mt as crianças a se unirem umas com as outrs amei,mt obrigada.Isailde Pinhro Feitosa.22/05/2010

    ResponderExcluir
  9. graça e paz eu sou da ibnc do gama df do apostolo paulo eu amei as dinamicas eu cuido de uma celula de crinças e presciso muito de novas ideias e eu agradesso a deus por te emcotrado estas dinamicas que deus abençoa cada ves mais
    vcs para continuar com novas ideias parabes por este prabalho maravilhhoso beijs de sua irma em cristo jesus beijos!!!!! 2?/05/2010

    ResponderExcluir
  10. que DEUS continue abençoando a todos que tiveram a edéia de está passando dinâmicas para criança.amei!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. vcs sao uma bençao um grande abraço. renata

    ResponderExcluir
  12. Graça e PAZ.
    Amei o seu blob, as dinamicas sao exelentes.
    Trabalhar com criança sempre me chamou muita atenção.

    Que o Senhor abençoe sempre
    Simone

    ResponderExcluir
  13. gostaria de saber mais dinamicas

    amei toda elas fique com Deus

    ResponderExcluir
  14. amei as dinamicas ,gostaria muito de ver outras.
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  15. nossa as dinamicas sao todas edificantes,que deus continue te edificando sempre mais;beijos

    ResponderExcluir
  16. esse blog é simplesmente óóótimooooo !!!!

    ResponderExcluir
  17. gostaria de dinamicas para crianças de 7 á 12 anos bem alegres.

    ResponderExcluir
  18. achei muito legal cada dinamica postada nesse blog pois nos ajuda a ter aulas mais dinamicas e alegres

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela sua iniciativa, criatividade e sabedoria.
    É brincando que se aprende!

    De: Cíntia Silveira

    ResponderExcluir
  20. Adorei o seu blog. Obrigada pelas dicas. Bjinhus

    ResponderExcluir
  21. que lindo seu blog estou apaixonada!!!
    estou te seguindo
    paz de Cristo
    bjo

    ResponderExcluir
  22. Esse blog e otimo!!!!Que Deus continue usando vç. Um abraço ;Cristiane

    ResponderExcluir
  23. EU AMEI MUITO SATISFATÓRIO PARABENS EU GOSTEI MUITO DA DINÃMICA QUE EMPRESTA O LÁPIS MUITO LEGAL

    ResponderExcluir
  24. amei as dinamicas , otimas para integraçao entre as crianças,
    bjos.
    que DEUS continue lhe abençoando

    ResponderExcluir
  25. Que o Senhor Jesus continue te iluminando =)
    A paz de Deus esteja no seu lar continuamente!

    ResponderExcluir
  26. Olá,Paz! Passei no seu blog, e ameiiii, que Deus continue abençoando sua vida!

    ResponderExcluir
  27. Mto bom o blog, instrutivo,educativo e lúdico.

    Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Deus continue te ilumunando, te abençoando grandemente.

    ResponderExcluir
  28. muito bom o seu blog e muito educativo eu queria saber se vc tem mas dinamicas pq eu ja fiz todas la na minha igreja muito obrigado

    ResponderExcluir
  29. parabéns servos do senhor continua sempre melhorando e se perfeiçoando sempre na para de DEUS .... BEIJÃO JOCELI

    ResponderExcluir
  30. graça e paz queridos que delicia encontrar esse blog sempre tive vontade de trabalhar com crianças e descobrindo essas dicas então vamos fazer um culto infantil bem lindo pra jesus !!!!!!!

    ResponderExcluir
  31. Também gostei muito, e já vou aplicar uma amanhã para minhas crianças.
    Obrigada

    ResponderExcluir